Beneficiários do Fies poderão ter incentivo para qualificação profissional

13/12/2011 - 14h38

Beneficiários do Fies poderão ter incentivo para qualificação profissional

A qualificação profissional dos beneficiários do Fundo de Financiamento do Ensino Superior (Fies) que não estejam no mercado de trabalho é o principal objetivo de projeto de lei do Senado (PLS 9/10), aprovado nesta terça-feira (13) pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). De autoria do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), a proposta será examinada terminativamente pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

O projeto prevê o abatimento de 1% do saldo devedor consolidado por mês de participação em programa de qualificação. Os estudantes ainda poderão se beneficiar de bolsa de qualificação de R$ 545 ou de R$ 1.090, conforme a jornada da qualificação (respectivamente, 20 horas ou 40 horas semanais).

A qualificação deverá contemplar atividades estritamente vinculadas aos objetivos do curso superior do beneficiário, conforme o substitutivo apresentado pelo senador Blairo Maggi (PR-MT) e acolhido pela CAE.

Mantido pelo Ministério da Educação, o Fies financia prioritariamente estudantes dos cursos de graduação e enfrenta um alto índice de inadimplência, principalmente depois que os alunos concluem os estudos. Quase um quarto dos mutuários do Fies não consegue pagar as prestações.

Uma lei de 2010 - a 12.202 - já permite o abatimento do saldo devedor do Fies aos profissionais do magistério público e aos médicos do programa Saúde da Família. O que Renan Calheiros propõe é estender o benefício aos concluintes de curso superior ainda não inseridos no mercado de trabalho.

Para viabilizar o programa, a União incentivará estados e municípios a celebrarem convênios para a qualificação profissional dos beneficiários do Fies não inseridos no mercado de trabalho. A reunião da comissão foi presidida pelo senador Delcidio Amaral (PT-MS).

Djalba Lima / Agência Senado

Notícias

Bloqueio de imóvel pela Justiça agora é seletivo: veja o que mudou

Bloqueio de imóvel pela Justiça agora é seletivo: veja o que mudou Novo sistema dos cartórios permite aos juízes escolher os bens de acordo com o valor para serem bloqueados, cobrindo apenas o valor da dívida Anna França 30/01/2025 15h00 • Atualizado 5 dias atrás O avanço da digitalização dos...

Extinção de processo por não recolhimento de custas exige citação da parte

Recurso especial Extinção de processo por não recolhimento de custas exige citação da parte 26 de janeiro de 2025, 9h52 O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte manteve a decisão de primeiro grau. Os autores, então, entraram com recurso especial alegando que deveriam ter sido intimados...

Herança musical: Como proteger direitos autorais antes da morte?

Precaução Herança musical: Como proteger direitos autorais antes da morte? Dueto póstumo envolvendo Marília Mendonça e Cristiano Araújo ilustra como instrumentos jurídicos podem preservar legado de artistas. Da Redação quinta-feira, 23 de janeiro de 2025 Atualizado às 15:07 A preservação do legado...